2023/2024

Andebol

Andebol é uma modalidade criada em 1919, pelo alemão Karl Schelenz, e inspirada noutros desportos praticados desde fins do século XIX na Europa Setentrional e no Uruguai. O jogo começou por ser praticado na relva, num campo semelhante ao do futebol, com dimensões entre os 90 metros a 110 metros de comprimento, e entre 55 metros a 65 metros de largura. A área da baliza tinha um raio de 13 metros, com 7,32 metros de largura por 2,44 metros de altura, e o jogo era disputado por duas equipas, cada uma composta por 11 jogadores. Atualmente, a maioria dos jogadores pratica apenas o andebol de sete.

EB Francisco Torrinha

Andebol (masculino): 2a feira – 10h20 às 12h10; 4a feira – 9h15 às 11h20

Badminton

O Badminton é um jogo de raquete que pode ser praticado individualmente ou em pares, sendo disputado num court por dois ou quatro jogadores (singulares ou pares, respetivamente). O objetivo do jogo é fazer passar o volante por cima da rede respeitando as regras do jogo, fazendo-o tocar no campo do adversário e impedir que o volante toque no seu próprio campo. O jogo é ganho pelo jogador ou equipa que conseguir vencer dois sets, e cada set é ganho pelo jogador ou equipa que atingir primeiro os 21 pontos, devendo existir uma vantagem de 2 pontos. O jogo, que nasceu na Índia, em 2000 a.C., foi conquistando cada vez mais praticantes. Nesta altura há 152 países filiados na Federação Internacional de Badminton, depois de ter tido, oficialmente, nove países fundadores: Canadá, Dinamarca, Inglaterra, França, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Escócia e Gales.

ES Garcia de Orta

Badminton (misto): 2a feira – 10h20 às 11h10    4a feira – 9h15 às 10h05

Padel

O Padel teve início no início dos anos 70, quando o mexicano Enrique Corcuera teve a ideia de construir na sua casa em Acapulco um campo de Ténis. Como não tinha espaço suficiente, fez uma série de adaptações, construiu muros à volta do campo para impedir que as bolas fossem para o seu vasto jardim e que a vegetação invadisse o seu campo. Nasceu assim aquele que conhecemos como Padel moderno. As medidas do campo de Enrique Corcuera são as mesmas que ainda se utilizam. Uma superfície de 200 m2 com parede de fundo de 4 metros e laterais de 3 metros.

EB Francisco Torrinha

Padel (misto): 3ª feira –  15h15 às 16h10  e 5ª feira  12h15 às 13h05  

                          4ª feira –  14h15 às 16h20

Patinagem

Matéria alternativa da disciplina de Educação Física, a Patinagem tem no Desporto Escolar o seu grande pólo de desenvolvimento em várias disciplinas quer sejam de carácter competitivo ou de demonstração.

Com provas consolidadas a longo dos últimos anos no Desporto Escolar, a Patinagem teve a necessidade de se reger por parâmetros uniformes e que fossem ao encontro da diversidade de matérias em causa. A competição obrigou a um suporte de regras que abrangesse todas as provas e que as mesmas fossem implementadas a nível local, regional e nacional.

EB Francisco Torrinha

Patinagem (misto): 2ª feira  11:20 -12:10;   4ª feira 15:15 -16:05

Voleibol

O voleibol nasceu em 1895, através do americano William C. Morgan, quando lhe solicitaram a criação de um jogo que pudesse ser jogado pelos mais velhos, menos cansativo que o basquetebol. A primeira bola usada no voleibol (câmara de bola de basquetebol) era muito pesada, e, por este motivo, Morgan solicitou à firma A. G. Stalding & Brothers a fabricação de uma bola apropriada para o referido desporto. A citada firma, após várias experiências, acabou por satisfazer as exigências feitas por Morgan.

ES Garcia de Orta  

Voleibol (feminino) – 4ª feira   15:15 -17:05