Entre os dias 3 e 8 de outubro, cumpriu-se a primeira fase do Projeto eTwinnig, intercâmbio entre a Escola Secundária Garcia de Orta e o Liceo Scientifico Statale “Maria Curie”, de Pinerolo (Turim). O grupo de 20 alunos portugueses, maioritariamente do 12º ano, deslocou-se a Turim, na região de Piemonte, Norte de Itália. Acompanharam-nos os docentes Luís Tarujo e Luísa Leite.

Tendo como tema central o hábito de tomar café, foi realizado um roteiro, em Turim, que permitiu dar a conhecer os espaços mais emblemáticos da cidade dedicados ao consumo do café. Durante o percurso, não foi esquecida a visita guiada ao Palácio Real e ao mais famoso monumento daquela cidade, a Mole Antonelliana.

A fim de conhecer melhor a cidade de Pinerolo, foi promovida uma «Caça ao Tesouro» pelas ruas do centro medieval e a visita ao Museo Storico dell’Arma di Cavalleria. Houve ainda tempo para visitar Aosta e a sua região.

O ensino não ficou esquecido e, deste modo, na manhã de sábado, os alunos portugueses puderam assistir às aulas dos colegas italianos e perceber o funcionamento do Liceo, estabelecimento de referência na cidade.

Aguarda-se a chegada da comitiva italiana, que visitará o nosso país entre os dias 7 e 12 de novembro.