A Revista LIGA-T do Agrupamento de Escolas Garcia de Orta ganhou um Prémio, no âmbito do Concurso Jornais Escolares 2022/2023, promovido pelo Jornal PÚBLICO. Dos 11 prémios atribuídos, num universo de 100 escolas concorrentes, o AEGO recebeu o Prémio Especial Cultura, atribuído pelo Plano Nacional das Artes. 

 No passado dia 5 de dezembro, no auditório do Jornal Público, em Lisboa, foi entregue o prémio “Cultura” pelo Comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, à Revista LIGA-T, representada por um aluno da equipa LIGA-T, Tomé Pinto, pela Coordenadora da Revista, Bernardete Damas, e a Coordenadora do PNA, Graça Montenegro.

Na apresentação da LIGA-T, Paulo Pires de Vale evidenciou a divulgação da Voz participativa, crítica e ativa na educação cultural dos alunos. Seguiu-se o discurso de agradecimento de Tomé Pinto a todos os envolvidos no processo de elaboração da Revista e ao Jornal Público que possibilita aos jovens, com o seu Projeto de Literacia mediática, a leitura e a expressão de forma democrática.

Destacaram-se as palavras do Tomé que ressalva o quanto é crucial esta iniciativa para as gerações futuras enfrentarem desafios com atitude proativa, resiliência e criatividade.

A Revista LIGA-T é mais do que um conjunto de páginas digitais com simples fotos, desenhos originais, textos de diferentes géneros. Cada página, através de ligações a diversos suportes digitais, permite aceder a outras fontes de informações ou de trabalhos originais.

A LIGA-T, participativa e agregadora, é uma fonte potenciadora de cultura, expressão e desenvolvimento tecnológico em diferentes vertentes que dá VOZ criativa e ativa ao Aluno.

Não só informa, mas também inspira e abre horizontes numa sociedade digital, mas que tem de ser educada a potenciar a vertente tecnológica, sem deixar de observar/absorver a cultura, as suas raízes e tudo o que, a partir daí, em simbiose, podemos construir.